Água Espraiada e o Túnel da Vergonha.


A imprensa tem dado grande destaque à mobilização de um grupo de moradores do rico bairro de Higienópolis contra a construção de uma estação do Metrô. Alguns moradores alegam que a estação vai trazer uma gente “diferenciada” para o bairro; e que a estação vai atrair camelôs e insegurança…
Por que esta mesma imprensa não está dando amplo destaque ao Túnel da Vergonha, que vai ligar o rico bairro do Morumbi à rodovia dos Imigrantes? Serão 2,3 quilômetros exclusivos para automóveis particulares, a um custo superior a R$ 3 bilhões! Tudo isso para que os “limpinhos” do Morumbi não tenham nem mesmo que ser incomodados com a “poluição visual” de 20 mil famílias morando em barracos das favelas ou em cortiços ou em outras moradias precárias…
É uma pena que os paulistanos, paulistas e brasileiros não estejam acompanhando e nem opinando sobre o que de fato está acontecendo na Cidade de São Paulo.
Tanto os prefeitos (atual e anteriores) quanto os vereadores são fortemente apoiados nas campanhas eleitorais com verbas das construtoras e entidades ligadas à especulação imobiliária. Não foi surpresa a cassação do prefeito e de outros 24 vereadores por receberem ilegais doações de uma entidade ligada à especulação imobiliária… [os políticos recorreram e suspenderam as cassações].
Não existe conselho de representantes nas 31 subprefeituras, contrariando o que determina a Lei Orgânica do Município de São Paulo… Pior que isto só mesmo o fato do atual prefeito nomear coronéis aposentados para o importante cargo de subprefeito…
Os atuais subprefeitos-coronéis não têm poder nem mesmo para decidir sobre “tapar um buraco de rua” nem cortar uma árvore podre que esteja ameaçando cair…
Com o esvaziamento dos poderes das subprefeituras (sem Saúde, sem Educação e sem Assistência Social), a única função dos coronéis-subprefeitos é correr atrás de camelôs e perueiros clandestinos… Polícia na Política é consagrar o total desprezo aos 11 milhões de cidadãos paulistanos…
Sem política pública e nem planejamento urbano, sobra apenas os interesses das grandes construtoras e das entidades ligadas à especulação imobiliária… e as verbas publicitárias para calar a boca da grande imprensa!

Jabaquara Livre, 14 de maio de 2011.
Mauro Alves da Silva
https://jabaquaralivre.wordpress.com/

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Água Espraiada

4 Respostas para “Água Espraiada e o Túnel da Vergonha.

  1. Ricardo Peres

    Mauro – a sensatez da descentralização ainda não conseguiu formas e instrumentos para se manifestar. Mas parece ser inevitável que mais controle localizado sobre orçamentos e tributos seja alcançado. Isso, claro, toca Jabaquara tanto quanto Santo Amaro, etc. Por isso, talvez uma ação concertada dos distritos pudesse surtar algum efeito, alertando a população que a Reforma Política poderia ser uma chance de debater questões reais, tratando de mais descentralização no município de São Paulo.
    Abs,
    Ricardo

    • Ricardo,
      Acho que o meomento é ideal para debater a descenralização. não conheço um único distrito que esteja satisfeito com o governo local.
      Enquanto não vem o “voto distrital”, só nos resta apalar para a emancipação.

  2. alexandre rocha

    Pois os moradores da favela que sera desapropriado, eles terão uma vida melhor que esta vivendo, pois o prefeito fara a obra, pois que dara uma vida melhor do que esta vivendo sem esgoto tratado, e voce mora aqui na favela , voce não mas tem muita gente que sim. Antes de discutir com o prefeito por que voceis não resolve o proplema dos favelados antes de ficar procurando discordia, seus ingratos e avera obra sim.

    • Alexandre,
      A LEI É DE 2001.
      Até hoje não foi feit aum aúnica moradia popular.
      O túnel não foi pedido por ninguém da região… além disso, não servirá ao transpote público.
      O CONSABEJA e as entidades querem que se garantam as moradiass antes de desperdçar dinheiro com um túnel que só atende aos interesse das construoras e da especulação imobiliária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s